Cada vez mais, o resveratrol, composto proveniente das plantas, tem-se relacionado a muitos benefícios para a saúde. Ele pode ser encontrado no vinho tinto, já que presente na casca da uva vermelha, no amendoim, em algumas frutas vermelhas e nos pistaches. O resveratrol é considerado um potente antioxidante que, além de combater inflamações, protege contra doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer, contribuindo para a longevidade.
Entre seus inúmeros benefícios, o controle do colesterol no sangue é um dos principais. O resveratrol faz com que a produção do colesterol LDL, aquele também chamado de “colesterol ruim”, pelo fígado, seja menor, de forma que o mau colesterol se oxide, resultando em uma menor absorção das micropartículas de gordura pelo intestino.
Além disso, tal composto retardada o envelhecimento do organismo e protege as funções cerebrais, uma vez que diminui o estresse oxidativo e a inflamação de forma geral. Isso ocorre porque ele ajuda a combater a formação e a junção das proteínas chamadas “beta-amieloides”, fundamentais para reduzir a probabilidade do desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Um terceiro benefício do resveratrol, mas não menos importante, é que sua capacidade de prevenir as células cancerígenas, pois ele atua de forma veemente na morte celular programada, a apoptose. Assim, induz a morte das células mutantes, contribuindo para a prevenção e o tratamento dos tumores de mama, pele, esôfago e intestino.
É possível listar ainda uma série de outras vantagens que a ingestão desse composto pode gerar, não restando dúvida de que os alimentos fontes de resveratrol devem ser incluídos no plano alimentar de quem busca uma vida mais saudável. Mas atenção: é preciso atentar para o fato de que o composto deve ser ingerido em quantidades corretas para cada um, conforme orientação do nutricionista.