A saúde da criança fica prejudicada quando o sono é ruim. Isso acontece porque a regeneração do sistema neurológico e a liberação de 90% do hormônio do crescimento ocorrem bem ali, sobre o travesseiro. Resultado? Crianças que acordam à noite não atingem níveis adequados do hormônio. Sem contar que as noites mal dormidas aumetam o nível de estresse e reduzem a imunidade.
Estima-se que 9,5% das crianças entre um e dois anos apresentam insônia e 3% entre quatro e cinco anos. A incidência reduz gradualmente ao longo dos anos e volta a subir na adolescência. As noites mal dormidas podem afetar o comportamento, a concentração e a capacidade de memorização dos pequenos. O sono é dividido em cinco fases. Quatro delas não REM (movimento não rápido dos olhos) e uma REM (movimento rápido dos olhos), que é nosso sono profundo. É durante a fase do sono REM que os sonhos ocorrem e que memorizamos o que aprendemos durante o dia.
Principais transtornos e causas
Insônia: Pode ser provocada por distúrbios emocionais e hábitos ruins. As cólicas dos recém-nascidos, otite, refluxo gastroesofágico, asma e rinite alérgica também são apontadas como causas.
Roncos frequentes: São causados por obstrução parcial das vias aéreas superiores durante o sono. Amígdalas e adenóides aumentam de volume. A língua também. É a manifestação inicial da apneia do sono.
Range dentes: O bruxismo é um transtono que ocorre durante o sono profundo. As causas estão associadas a transtorno de ansiedade e estresse.
O que fazer para se livrar do problema?
1. Estabelecer um horário fixo para dormir (entre 19 e 21h, as crianças naturalmente sentem mais sono).
2. Atividades relaxantes, como um banho morno, ouvir uma história ou música suave.
3. Oferecer chás calmantes, como os de folha de laranja, camomila ou erva-cidreira para as crianças.
4. Massagens com óleo de lavanda.
O que não fazer?
Esportes, brincadeiras agitadas e atividades físicas duas horas antes de dormir.
A lição de casa duas horas antes de dormir.
Consumir alimentos com caféina (chocolate, café, chás e alguns refrigerantes), que são estimulantes.
Assistir televisão ou usar o computador antes de dormir, porque podem causar agitação.
Saúde da criança e o sono
Tagged under:
antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento