Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • TCM x Atividade Física
19 de maio de 2025

TCM x Atividade Física

Dr. Lucas Penchel
quinta-feira, 17 novembro 2016 / Published in Artigos

TCM x Atividade Física

Os TCM são moléculas de gorduras formadas por três ácidos graxos ligados ao glicerol.

Constituem a principal forma de gordura presente na dieta humana e foram introduzidos na clínica há aproximadamente 50 anos, visando ao tratamento de disfunções na absorção de lipídios, servindo como fonte de energia e substituindo as dietas baseadas em triglicerídeos de cadeia longa (TCL) (JEUKENDRUP; SARIS; WAGENMAKERS, 1998; OLIVEIRA; GAZZOLA, 2002

A hipótese de que a suplementação lipídica contribuiria para o desempenho do atleta surgiu após o estudo elaborado por Randle et al., em 1963, no qual foi proposto que o aumento da taxa de oxidação de ácidos graxos reduziria a taxa de oxidação de carboidratos. Subsequentes pesquisas seguiram várias estratégias a fim de aumentar a disponibilidade de ácidos graxos livres ou aperfeiçoar a capacidade de oxidação de lipídios, objetivando a promoção do efeito poupador de glicogênio (AOKI; SEELAENDER, 1999).

Os TCM têm sido adicionados a algumas bebidas energéticas com o propósito de prolongar a fadiga, poupando, dessa forma, os estoques corporais de glicogênio para o fim da competição. Pesquisas demonstram que, durante exercícios de ultrarresistência, o atleta utiliza elevadas concentrações de carboidratos e ácidos graxos, e sofre considerável grau de proteólise. A utilização de carboidratos e ácidos graxos, ao mesmo tempo, como substrato energético permite ao organismo manter a glicemia com maior facilidade, reduzindo o estresse provocado pela variação glicêmica e aumentando o tempo de resistência à fadiga (GOMES et al., 2007).

A adequação da dieta e a suplementação estão associadas à melhoria do rendimento esportivo e à manutenção da qualidade de vida do atleta. Com isso, os lipídios são uma fonte de energia indispensável ao organismo durante a atividade física, sendo essenciais principalmente quando as reservas de glicogênio estão depletadas.

Metodologias de treinamento e intervenções nutricionais têm sido pesquisadas a fim de potencializar a produção de energia a partir dos ácidos graxos no exercício, o qual pode gerar quadros de estresse e de comprometimentos imunológicos, fazendo com que haja cada vez mais interesse em se estabelecerem condutas nutricionais adequadas, que assegurem a saúde, a recuperação e o rendimento dos esportistas.

Sugerem-se mais estudos em relação à suplementação de triglicerídeos de cadeia média, sobretudo no que se refere ao tempo dos estímulos e à quantidade oferecida ao atleta.

Texto: Dr Lucas Penchel e Stefani Rocha (Estagiaria de Nutrição – PUC MINAS)

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

O glúten e o Sistema Neurológico
Anorexia Nervosa
Descubra o que o DHEA pode fazer por você

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp