Terapia com testosterona não aumenta risco de ataque cardíaco
Noventa e cincos por cento das paradas cardíacas súbitas são fatais!
E cinco milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo.
Nos últimos anos, houve uma crescente preocupação baseada nos
resultados científicos de que baixos níveis hormonais podem aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Atualmente um número cada vez maior de homens de mais idade são tratados com testosterona, pesquisadores da Universidade do Texas em Galveston conduziram um estudo de oito anos envolvendo 25.420 homens com mais de 66 anos de idade que foram tratados com testosterona.
Durante o período do estudo, seu desenvolvimento médico foi comparado ao do grupo controle, que envolvia participantes da mesma idade, etnia e dados de saúde.
Os resultados mostraram que a testosterona NÃO está relacionada a um risco elevado de ataque cardíaco. Muito pelo contrário: homens que tinham maior probabilidade de problemas cardiovasculares apresentavam níveis baixos de testosterona.
Estudo do Instituto do Coração Cedars-Sinai em Los Angeles analisou os níveis hormonais no sangue de 149 pacientes com morte súbita e compararam com outras 149 pessoas que tiveram problemas cardíacos sem morte súbita, o estudo mostrou que os homens que faleceram devido a parada cardíaca súbita tinham níveis mais baixos de testosterona e níveis altos de estrogênio.
Esta é uma análise rigorosa de um grande número de pacientes, esta é primeira vez em que foi relatada uma associação entre níveis de
hormônios sexuais e parada cardíaca súbita, mais estudos de grande
escala e randomizados são necessários para fornecer mais evidências definitivas nos próximos anos.
Adorei a materia! Parabens!!!
Gostei.