Treinamento aeróbico e de força durante a mesma sessão:
A ordem dos exercícios importa ?
Embora os benefícios notáveis do treinamento combinado foram esclarecidos por inúmeras investigações , os entusiastas do fitness lutam com a mesma pergunta:
Será que a ordem dos exercícios entre treinamento aeróbico e treinamento de força é eficaz durante um programa de treinamento ? Esta questão é foco de uma série de investigações no Departamento de Biologia da Atividade Física da Universidade de Jyväskylä , na Finlândia.
Os pesquisadores estavam interessados em investigar se os efeitos anabólicos imediatos de uma única sessão de exercício seria diferente entre as duas ordens de treinamento e se estas diferenças se refletiria nas adaptações durante 6 meses de treinamento .
Como o desempenho aeróbico prolongado pode ” enfraquecer ” os músculos exercitados e posteriormente reduzir a capacidade de levantar mais peso durante a sessão de treinamento, com isso,os pesquisadores esperavam observar efeitos anabólicos inferiores aos que não realizaram este exercício.
Este estudo comprovou que o tempo de recuperação não afetou nas adaptações de longo prazo,lembrando, a longo prazo !
De fato , este estudo revelou que uma sessão de treinamento parecia ser menos favorável no grupo que iniciou pelo exercício aeróbico. Isto foi especialmente indicado por concentrações reduzidas de testosterona durante a recuperação por até 2 dias, o que pode, eventualmente, ser prejudicial para o crescimento muscular e desenvolvimento de força . No entanto , essa diferença inicial não foi mais observado após o período de treinamento de 24 semanas (6 meses).
Portanto, a longo prazo, o treinamento aeróbico ou cardio antes do treino de força traz benefícios fantásticos somente a longo prazo,de forma imediata ele pode reduzir o rendimento durante o treino,por reduzir a força e rendimento do atleta recreativo durante o seu treino atual,particularmente sou a favor do aeróbio antes do treino e tenho obtido bons resultados com atletas profissionais e recreativos !
Bons treinos!
– European Journal of Applied Physiology , 2014; 114 (4): 867 DOI: 10.1007/s00421-013-2813-6
– Medicine & Science in Sports & Exercise , 2014; 1 DOI: 10.1249/MSS.0000000000000303