Ele existe dentro de você e é mais importante do que você imagina. O funcionamento do intestino tem uma relação direta com o seu bem estar. Pesquisas recentes apontaram a relação do intestino com o funcionamento do sistema imunológico, com a manifestação de doenças metabólicas (como obesidades e diabetes) e até com alergias e doenças neurológicas, como esclerose múltipla e Parkinson.
É uma área de estudos bem ampla e que ainda deverá apresentar muitos resultados surpreendentes. Entretanto, todas as pesquisas parecem conduzir para um ponto comum: o equilíbrio das bactérias do intestino é fundamental para a saúde do indivíduo.
O estudo SIM Brasil mostrou que 62% das mulheres afirmaram que alterações no funcionamento do intestino afetavam diretamente sua qualidade de vida. Dois terços delas também sofriam alterações no humor, 66% tinham dificuldades de se concentrar no trabalho e 57% sentiam uma piora na vida sexual. A pesquisa também mostrou que 72% dos episódios ocorrem durante os dias úteis, quando a rotina da mulher é mais intensa e estressante, o que enfatiza a relação de causa e consequência das emoções nos distúrbios gastrointestinais.
Para corrigir esses sintomas e garantir desenvolvimento de bactéricas benéficas, é necessário adotar uma alimentação rica em fibras solúveis, insolúveis, amido resistente e oligossacarídeos – naturalmente presentes em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes e verduras, arroz integral, aveia, trigo, mel, cevada, folhas, raízes e sementes). Além de praticar uma atividade física regular e aumentar a ingestão de líquidos para dois litros/dia.