A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), no interior paulista, está em busca de voluntários que queiram participar de uma pesquisa sobre um novo tratamento de diabetes, que dispensa o uso de medicamentos.
Homens e mulheres interessados devem ter entre 30 e 60 anos, apresentar o tipo 2 da doença, não utilizar insulina e ter descontrole metabólico (colesterol e triglicérides acima de 200 mg/dL).
O tratamento consiste em controlar o diabetes por meio de uma dieta personalizada e rígida. “Nós vamos de encontro à indústria farmacêutica, que sempre entra com remédio. Nós não entramos com remédio”, afirma o pesquisador Rafael Ferraz, do Departamento de Endocrinologia da FMRP/USP.
Os pesquisadores conseguiram encontrar uma fórmula matemática e transformá-la em alimento, em macronutrientes ideais para cada paciente, revertendo, assim, o diabetes. “Dados preliminares de sete pacientes mostram que conseguimos controlar o diabetes e a dislipidemia, além de reduzir os níveis de pressão a índices saudáveis”, complementa Ferraz.
O tratamento dura 27 dias e é realizado no Hospital das Clínicas da FMRP/
Texto: Dr. Lucas Penchel e Stefani Rocha (curso de nutrição da PUC Minas)
Eu gostaria de pasticipar