Vegetarianos e veganos perdem peso de modo mais eficaz
De acordo com um metaestudo taiwanês publicado na revista “Journal of General Internal Medicine”, não comer carne – ou seguir uma dieta vegana – é benéfico para a perda de excesso de peso. Em pouco tempo, veganos podem perder até 2,5 kg mais do que aqueles que comem carne.
Pesquisadores do E-Da Hospital, em Kaohsiung, analisaram 12 estudos randomizados envolvendo 1.151 pessoas fazendo dieta com regime alimentar específico entre 9 e 74 semanas. Eles compararam os resultados de dietas vegetarianas com os de quem seguia dieta com outros planos alimentares.
No geral, os indivíduos atribuídos aos grupos de dieta vegetariana perderam significativamente mais peso (cerca de 2 kg) do que aqueles sob dieta incluindo carne. Os que praticavam a dieta vegana perderam até mais peso – em torno de 2,5 kg mais do que os não vegetarianos –, enquanto os vegetarianos perderam cerca de 1,5 kg mais do que os não vegetarianos.
Segundo o pesquisador principal, Ru-Yi Huang, a farta ingestão de grãos integrais, de frutas e de vegetais – alimentos encontrados nas dietas vegetarianas – pode desempenhar uma função nos resultados favoráveis. Produtos de grãos integrais e vegetais em geral têm baixos valores de índice glicêmico e não elevam em demasia os níveis de açúcar no sangue. Frutas são ricas em fibras, antioxidantes, minerais e componentes químicos protetores que, naturalmente, encontram-se nas plantas. Porém, ele acrescentou serem necessários estudos intervencionais para investigar o efeito de dietas vegetarianas no controle do peso e no risco cardiometabólico.
Fonte: “Journal of General Internal Medicine”