Uma meta-análise publicada na edição de março/abril de 2014 do “JournaloftheAmerican CollegeofNutrition” avaliou o efeito da ingestão da proteína de soro deleite, com e sem exercício físico de resistência, sobre o peso e a composição corporalde adultos saudáveis. Os autores do estudo fizeram uma revisão na literaturacientífica e selecionaram os ensaios clínicos randomizados que avaliaram arelação entre a proteína de soro de leite (concentrado, isolado ou hidrolisado) e opeso corporal, o índice de massa corporal (IMC), a gordura corporal, a massa corporalmagra (MCM), a massa livre de gordura (MLG) e a circunferência da cintura.
Quatorze ensaios clínicos randomizados foram incluídos, com um totalde 626 adultos estudados. Cinco estudos examinaram os efeitos do Wheycomo substituto de outras fontes calóricas, e os nove estudos restantes focaram os efeitos da proteína de soro de leite sem modificaçõesna dieta alimentar.
Quando os pesquisadores analisaram os estudos de perda de peso em pessoasque usaram WheyProtein para substituir calorias na dieta, identificaram que os participantes coma ingestão de proteínas de soro de leite tiveram uma redução no peso corporalde 4,2kg, em média, em comparação com os valores basais. Já quando examinaraos estudos soabre a síntese de proteína muscular, que incluíramexercícios de resistência em combinação com o consumo de proteínade soro de leite, constataram que esse grupo teve um aumento de 2,24kg de massa corporal magra.
Para os pesquisadores, os resultados indicam que há algo único sobrea proteína de soro de leite, em comparação com outras fontes de proteínas ecarboidratos, quando se trata de construir massa corporal magra e manter ouperder peso.
Fonte: Miller PE, Alexander DD, Perez V. EffectsofWheyProtein