Você, com certeza, já ouviu aquela frase“você é o que você come”. Agora, sabia que aquilo que uma pessoa come tem impacto na qualidade do sono dela?
Esse é o resultado de um estudo publicado por pesquisadores americanos na revista “JournalofClinicalSleep Medicine”. Embora uma maior ingestão de fibras seja benéfica à qualidade do sono, grandes quantidades de açúcar e de gorduras insaturadas levam à interrupção dele.
O estudo, realizado por cientistas da Columbia University em Nova York, incluiu 26 adultos saudáveis de peso normal (13 homens e 13 mulheres) e com média de idade de 35 anos. Os participantes passaram cinco noites consecutivas em um laboratório do sono. Nos primeiros quatro dias, eles comeram refeições saudáveis, fornecidas por um nutricionista. No último dia, eles consumiram as comidas que eles mesmos escolheram. Dados do sono foram avaliados na terceira e na quinta noitespor meio de umapolissonografia.
Os resultados mostraram que os participantes tinham um sono profundo e mais reparador depois de comerem uma dieta controlada, rica em fibras. Concluiu-se então que a ingestão de mais gordura saturada leva a menos sono profundo. Grande ingestão de açúcar estava associada a mais momentos de despertar.
Além disso, os pesquisadores descobriram que os participantes que comeram refeições especiais preparadas adormeceram mais rapidamente do que quando ingeriram comida selecionada por eles mesmos. Em média, precisavam de 17 minutos para pegarem no sono depois das refeições selecionadas por nutricionistase de 29 minutos após consumirem a comida de sua escolha.
Então, se você quiser dormir mais e com mais qualidade, pense muito antes de comer!